segunda-feira, 7 de maio de 2012

Castelo Rodrigo com as Amendoeiras em Flor !

Castelo Rodrigo, Aldeia Histórica de Portugal, terá sido povoada pelos Túrdulos, cerca de 500 a.c. e mais tarde pelos Romanos.  No sécculo XI, sob a dependência do Reino de Leão (Espanha), foi reconquistada aos  Árabes. No início de século XII, após o seu repovoamneto e fortificação, Afonso IX, rei de Leão e Catalunha, eleva-o ao estatuto de "Vila". Durante o reino de D. Dinis I, rei de Portugal, Castelo Rodrigo torna-se portuguesa, na sequência do "Tratado de Alcanizes" (1297) que delimita as fronteiras entre Portugal e Espanha. Reside em Castelo Rodrigo, nesta altura, uma comunidade Judia (Aljama). As mais célebres personalidades foram: João de Gouveia, avô de Pedro Álvares Cabral (descobridor do Brasil), o Conde de Marialva, Francisco Coutinho, o Infante D. Fernando, filho de D. Manuel I e Cristóvão de Moura, duas vezes Vice-Rei de Portugal.
Castelo Rodrigo está protegido por muralhas. Estas compreendiam inicialmente 13 torreões e um percurso circundante de vigia que está atualmente parcialmente ocupado por casas.
Castelo Rodrigo constituía uma das etapas a Caminho de Santiago de Compostela. Uma confraria de Monges Hospitaleiros vinda de França constrói, durante o século XIV, a igreja de Nossa Senhora de Rocamador, que foi remodelada durante o século XVII.
O Palácio foi construído em 1590 e torna-se residência do Vice-Rei de Portugal, Dom Cristóvão de Moura. Após a guerra de Restauração (1640-1668) os habitantes incendeiam-no pois veêm nele um símbolo do domínio espanhol. A fortificação será destruída no século XVIII, quando, no termo da Guerra dos 7 Anos, o exército espanhol o dinamita, antes de partir.
Castelo Rodrigo tem o estatuto de Concelho até 1836 data em que este passa a Figueira de Castelo Rodrigo, no sopé de Castelo Rodrigo. Vivem atualmente 65 pessoas "intra muros".

In: Folheto concebido, redigido e impresso por Sabores do Castelo em Castelo Rodrigo.

Eis as minhas fotos !
Gostei muito desta "Aldeia Histórica" de Portugal.








Adorei estas paisagens!

Sem comentários:

 
Site Meter